sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pedras São Tomé

       Ola pessoal, hoje eu acordei pensando em contar como foi que eu e meu super maridão mudamos a cara da nossa sala de estar/jantar.
      Bem, nós resolvemos colocar na parede aquelas pedrinhas bonitinhas.... Isso deu um toque completamente refinado ao ambiente.
      Detalhe, nós casamos a pouco tempo e ainda estamos lidando com os ajustes na decoração e algumas outras coisas que ainda falta terminar no acabamento da casa.
      Eu sou alguém que adora meter a mão na massa, principalmente se for pra economisar algum trocado e, também, pelo senso de realização que sempre sinto após o serviço terminado (isso é demais).
      Colocar as pedras deu um pouco de trabalho e exigiu paciência, já que você não pode jogar elas de uma vez na parede... você precisa colocar uma por uma...
      Nossa parede possui 18 m² e levamos 3 dias pra fazer. Trabalhar juntos foi muito mais divertido e um encorajava o outro.
      Mas vamos lá, como foi que fizemos? primeiramente, você precisa de:

     1. PEDRAS (no meu caso comprei pedras São Tomé, paguei 34 reais o metro, mas pode ser outros tipos de pedra também, já que há muia variedade.)
      2. ARGAMASSA BRANCA (comprado em materiais de construção, super simples de encontrar. É importante que seja a massa branca porque quando se põe a pedra ás vezes a massa esparrama e fica aparecendo um pouquinho, porém, como ela é clarinha, depois da parede pronta nem se nota. já a massa cinza é muito escura e fica aparecendo e o trabalho fica horrivel.)
      3. LUVAS (é bom proteger as mãos, pois a massa danifica a pele, que pode ficar parecendo uma lixa de tão áspera... experiência própria...)
      4. RECIPIENTE E ALGO PRA MEXER A MASSA (pode ser qualquer coisa, um balde, uma bacia de aluminio... e uma espátula pra mexer e preparar a massa... eu usei uma colher de pedreiro porque eu já tinha... mas não precisa ser exatamente isso.)
       5. DESEMPENADEIRA DE AÇO COM DENTES (pessoal, não pode ser de plático! não custa caro, dependendo do lugar não chega nem a 10 reias! é a mesma desempenadeira que se usa pra colocar piso. super simples de achar. os dentes podem ter profundidade de 0,5 cm. é com isso que você aplica a massa na parede ok?!)
       6. METRO (utilize uma fita metrica, você pode comprar em materiais de construção aquela fita de pedreiro que estica quando você puxa... super baratinho também. o metro é importante pra controlar a colocação das pedras. Vá medindo as pontas da parede, após uma camada de uns 60 cm de pedra, pra verificar se não está ficando torto. se um lado estiver mais caido que o outro, compense isso com as pedras)
       7. TURQUEZA, ALICATE OU OUTRA COISA QUE DÊ PRA CORTAR (as pedras não são tão duras e ás vezes vocÊ precisa cortar um pedacinho delas pra caber certinho no espaço no final de cada linha. evite cortar, não tenha preguiça de buscar pedaços que talvez encaixem com precisão ou que necessitem o minimo de corte. Iso fará com que não haja desperdicios. quando eu fui comprar a pedra, o vendedor disse que eu deveria compar 5 metros a mais porque desperdiça muito... fala sério né! comprei 2 metros a mais e sobrou! tudo depende de quem coloca, talvez os profissionais pagos não se importam em não desperdiçar, mas se você fizer com carinho e cuidado, o desperdicio não acontece! )

     
      PREPARANDO A MASSA: a massa se prepara com água. Misture o pó de argamassa com água até ficar pastoso. Não pode ficar muito duro porque seca mais rápido na parede e você vai acabar usando mais massa. ela deve ficar com uma textura tipo um mingau de fubá ou maizena.. Não tão mole que escorra da desempenadeira e não tenha como passar na parede. Misture bem e não deixe muitas pelotas.

      Importante: quando fui comprar argamassa, os caras queriam me enfiar 10 sacos! eu acabei comprando 6 e gastei  APENAS 3! lembrando que eu fiz 18 m² de parede!

      PREPARANDO O AMBIENTE: forre o chao com jornal, papelao, plastico sei lah, isso vai facilitar a limpeza depois e você pode ficar despreocupado em derrubar massa no chão, pois sempre cai um pouco.

      APLICAÇÃO: aplique uns 20 cm de altura de massa na parede usando a desempenadeira, depois comece a colocar as pedras em linha. Utilize pedras de mesma espessura pra compor uma linha. Isso deve ser feito de baixo para cima, pois as fileiras de baixo vão sustentar as próximas fileiras. Não faça em colunas, isso não funciona, porque as pedras não tem o mesmo cumprimento e será mais dificil manter a estética da aplicação. Utilize o metro pra verificar se não está ficando torto... é sempre bom dar uma olhadinha de longe, pra perceber isso também. A massa do recipiente pode precisar de uma umidecida de vez em quando e ATENÇÃO, não faça muita massa, vai fazendo aos poucos porque ela vira pedra de um dia pro outro. Toda a massa feita no dia tem que ser utilizada no dia, por iso faça pouco pois se você se cansar, pode continuar outro dia. Não tenha pressa.
       Quando colocar a pedra na massa que está na parede, dê umas batinhas na pedra, pra isso você pode utilizar um outro pedaço de pedra ou bater com as mãos mesmo.
       É legal de fazer, é simples de fazer e vai te economizar um bom dinheiro.
       De acordo com a revista ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, editora Abril, o preço da mão de obra para colocar essas pedras pode chegar a 350 reias o m². Com certeza tem gente que faz por um preço bem menor, mesmo assim... Não vai ser tão barato...

       Bom, espero que alguém se aventure nisso e em breve estarei falando das texturas que fiz por aqui.



       Bjos!

2 comentários:

  1. muito bom, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, parabéns! Estou louca para colocar na minha casa também! Nossa mas você gastou apenas 3 dias?

    ResponderExcluir

deixe sua ideia aqui!